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  • Dicas para a Terceira Idade

     

     

     Faça exercícios regularmente. A atividade física fortalece e dá maior flexibilidade ao corpo.

     

     Evite engordar demais. A obesidade está, diretamente ou indiretamente, relacionada a uma série de problemas de saúde.

     

     Tenha uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Uma dieta abundante em vegetais melhora o fluxo intestinal e reduz as chances de câncer, enfarte e derrame cerebral.

     

     Não abuse do sal, porque estimula a hipertensão, do açúcar, que pode elevar o nível da glicose, e evite enlatados, que contêm grande quantidade de conservantes.

     

     Beba água em abundância, pelo menos de seis a oito copos por dia. Ela mantém o corpo hidratado e deixa a pele mais macia e menos sujeita a rugas.

     

     Não fume nem use outras drogas. O cigarro está ligado ao surgimento de problemas cardíacos e uma série de formas de câncer.

     

     Controle o consumo de bebidas alcoólicas. Em excesso, o álcool pode acelerar o processo de osteoporose e levar à cirrose hepática.

     

     Assegure tempo suficiente de sono, oito horas diário, em média. Isso estimula a produção de hormônios, fortalecendo o sistema imunológico.

     

     Esteja de bem com a vida. Crie atividades de lazer e recreação e não abra mão de férias. Divertir-se é essencial para arejar a mente e combater o estresse.

     

     Mantenha uma postura correta nas atividades diárias para evitar problemas na coluna vertebral, que podem causar dores e limitar movimentos.

     

     Tenha sempre em mente novos projetos. Não pense apenas no passado:planeje o futuro. É uma maneira de evitar depressão e ganhar mais ânimo.

     

     Cuide de sua saúde bucal, fazendo a higiene dos dentes após cada refeição e visitando o dentista ao menos uma vez por ano. Acima de 65 anos, 80% das pessoas têm problemas de gengiva, principal causa da perda de dentes em adultos.

     

     Faça revisões médicas anuais, em especial depois dos 40 anos. Informe seu médico das doenças que já acometeram seus pais ou familiares para auxiliar no diagnóstico de problemas hereditários.

     

     Monitore seus níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e pressão arterial já a partir dos 30 anos. Assim, você reduz os riscos de enfarte.

     

     Evite o estresse. Tente ser tolerante e não leve tudo demasiadamente a sério. O estresse colabora para a hipertensão, além de fragilizar as defesas naturais do organismo.

     

     Fuja da solidão. Não se isole do mundo. Procure sempre ter uma atividade social. Visite amigos, passeie, participe de atividades de grupo. Mantenha uma boa relação com a sua família. O apoio dos entes queridos é essencial em qualquer idade.

     

     Cultive a espiritualidade. Estudos indicam que pessoas com fé tem mais facilidade para enfrentar dificuldades, como doenças ou a perda de familiares. O envolvimento religioso também proporciona um convívio social, combatendo a solidão.

     

     

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