PDF Imprimir E-mail
Como melhorar sua saúde ou mantê-la como está

 

  •  Hipertensão - Para prevenir ou viver melhor com a doença é preciso ter atenção ou até mesmo mudar hábitos de vida.Evitar excesso de peso, afastar o fumo e o álcool e prevenir o estresse são medidas eficazes que podem ser adotadas de imediato. Além, é claro, de manter atividade física diária e alimentação equilibrada, com baixo consumo de sal. Ter o médico de sua confiança ao seu lado é o mais importante!

  •  As quedas podem causar lesões leves ou muito graves. Por isso,tome cuidado e siga as dicas simples para se manter firme! Use sapatos fechados e evite solados lisos; coloque tapetes de borracha no banheiro; não encere a casa e fixe bem os tapetes e, ao usar escadas, segure no corrimão. Sempre que for pegar ônibus, aguarde para que ele pare completamente, antes de subir ou descer. Zele pela sua saúde!

  • Se você tem mais de 60 anos e está com a saúde boa, parabéns! Mas mesmo que você não sinta nada, consulte seu médico pelo menos uma vez por ano. Assim, você estará acompanhando o bom funcionamento do seu corpo e poderá prevenir possíveis doenças com vacinas e exames. Nada melhor do que ter a saúde em dia!

  • Para os interessados em se manter em boa forma! Os hipertensos devem evitar exercícios que aumentem bruscamente a pressão como por exemplo levantar ou arrastar pesos. As pessoas com pressão alta devem se exercitar andando, correndo, pedalando sempre com autorização médica! O acompanhamento é imprescindível para uma boa performance!

  • Muitos benefícios estão sendo concedidos ao público da Terceira Idade, principalmente. Mas para que seus direitos sejam respeitados e para que você exija que as leis sejam cumpridas de forma correta é preciso que você esteja bem informado! Por isso, fique ligado nas dicas que publicamos em nosso site e nas notícias que são amplamente divulgadas pela imprensa. E, não esqueça, em caso de dúvidas, procure o órgão responsável mais próximo e esclareça tudo. A maior arma que temos para cumprir devidamente nossos deveres e garantir nossos direitos é conhecê-los!

  • Uau, que calor!!! O verão demorou a sinalizar, mas parece que chegou com força total nos quatro cantos do Brasil. Cuidados importantes não devem ser esquecidos para manter a boa saúde e ter disposição para aproveitar os dias ensolarados. Beber muito líquido, dando preferência a água pura e fresca, proteger-se do sol com filtros solares e bonés, fazer atividades diárias até às 11 h da manhã e após às 15h, quando o sol é bom, usar roupas leves e priorizar uma dieta a base de frutas, legumes e verduras são boas dicas para serem lembradas. Faça bom proveito!

  • Falha de memória pode acontecer com qualquer um, em qualquer idade! Para evitar que aconteça, é preciso exercitar a mente lendo, tendo vida social ativa, conversando e trocando idéias com amigos e familiares. Além de cuidar dos próprios afazeres! Mantenha sua memória em forma!

  • Amor não tem idade! Se você acha que sexo na Terceira Idade faz mal, está enganado. Se deixou o assunto de lado por vergonha ou preconceito, não perca tempo. O ato sexual consome a mesma energia que uma caminhada de uma hora. E faz muito bem à saúde. Se notar algum problema específico, procure seu médico. Aproveite a vida!

  •  Para manter a memória ativa e a mente jovem, é muito importante estimular as atividades intelectuais, além de respeitar as horas de lazer com os amigos. Todos os dias, cursos são disponibilizados para a Terceira Idade e as universidades estão cheias de idosos dispostos a ampliar seus horizontes. Nunca é tarde para recomeçar! É sempre muito bom aprender mais e fazer novos amigos!

  • Fumar faz muito mal à saúde! É um grande fator de risco de bronquite e câncer de pulmão, além de doenças coronárias e envelhecimento precoce, entre outras moléstias. Se você quer uma vida saudável, que tal fazer um esforço e parar de fumar em seu próprio benefício. Faça enquanto é tempo!

  • Para perder uns quilinhos de forma saudável, diminua a quantidade de comida ingerida nas refeições, evite comer açúcares e massas, beber refrigerantes e fazer "lanchinhos" fora de hora. Os exercícios diários, a ingestão de líquidos e a alimentação à base de frutas, verduras, legumes e carnes magras é uma boa opção! Os melhores amigos para acompanhar este momento são a força de vontade e o seu médico. Sem essa de dietas mirabolantes que fazem perder peso rapidamente... isto nunca deu certo!

  • Pressão alta é muito comum, mas raramente causa sintomas que possam identificar um problema mais sério, logo de imediato. Em geral, se diagnostica quando está em estágio avançado ou até mesmo crítico, causando danos à saúde. Mantenha seus testes de pressão em dia com o seu médico!

  • O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns da doença, entre os homens. No entanto, hoje já existem métodos eficazes para diagnosticá-lo antes que seja tarde. Para isso, é importante fazer um controle periódico com o seu médico. Mantenha sua saúde em dia, a sua vida sexual ativa e a cabeça tranqüila.

  • Na lista de boas dicas para se viver mais e com melhor qualidade de vida, está a saúde bucal. Dentes mal cuidados, ou sem acompanhamento periódico, podem resultar em desconforto diário. Dores de cabeça, focos na coluna, mal hálito, podem ser resultado de problemas na boca. Por isso, não esqueça de ver seu dentista pelo menos duas vezes por ano!

  • Se você acordar se sentindo para baixo, com falta de ânimo, experimente esta receita : prepare um bom café da manhã, com pão quentinho, café com leite, frutas e cereais e ligue uma música gostosa. Quando terminar, ao tirar a mesa, aproveite para dar uns passinhos no ritmo da música e sorrir. Dá certo. Tenho certeza que o seu dia vai começar muito bem!

  • Viver a vida intensamente! Nos mínimos detalhes. Fazer das pequenas porções de bem uma grande felicidade. Como? Apreciando as belezas, minimizando, na medida do possível, os problemas, dividindo com quem está mais próximo e valorizando o carinho, o respeito e a amizade nas relações.

 

 

 Fonte: Internet

 

 

 
Portal Terceira Melhor Idade ®
© Todos os direitos reservados - 2006/2014
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Lena Bizelli