PDF Imprimir E-mail
 Web - Fonte de informações  
   
A Web oferece uma quantidade muito grande de informações que cresce em um ritmo bastante acelerado . A Web tem hoje milhões de sites disponíveis (esse número cresce diariamente) e, na maioria das vezes, perde-se tempo precioso procurando pelo site mais completo ou pela informação mais bem elaborada.  
   
Por isso, organizamos este material com algumas dicas para que você possa elaborar uma pesquisa de qualidade na Web.  
   
A maneira mais simples de se fazer isso é utilizar os serviços de busca - mecanismos de recuperação e indexação de páginas Web - que geram grandes bancos de dados sobre os quais podem ser executadas as consultas. Fazer uma consulta na Web significa escolher uma palavra ou uma seqüência de palavras, relacionadas à informação que você esteja buscando, e utilizar um serviço de busca para fazer a coleta.  
   
Os serviços de busca mais utilizados são:  
   
Google: http://www.google.com.br

AltaVista: http://www.altavista.com.br

Yahoo: http://www.yahoo.com.br

 
   

Como isso funciona? O serviço de busca coleta páginas na Web (documentos), seleciona as palavras existentes na página - para a geração de um índice - e armazena os resultados. Quando você faz uma consulta, um mecanismo de identificação de similaridades escolhe, entre os milhões de páginas armazenadas pelo serviço de busca, aquelas que mais se aproximam da consulta (a palavra ou seqüência de palavras escolhidas), e apresenta uma lista com os endereços dessas páginas. A partir daí você deve verificar a qualidade da resposta e escolher as páginas que melhor atenda a sua necessidade.

 
   
A qualidade da pesquisa na Web  
   
Para que você consiga os resultados esperados em sua pesquisa na Web, utilizando os sistemas de busca existentes, deve considerar duas questões:  
   
1) Qual serviço de busca utilizar?  
   

Para responder esta questão é necessário saber que nem todos os sistemas de busca são iguais. Cada um deles possui características específicas e, mais importante, cobrem conjuntos muito diferentes de páginas na Web.

 
   
Portanto, nenhum serviço de busca consegue resgatar todas as páginas existentes. Cada serviço de busca recupera um conjunto de páginas, algumas são recuperadas por mais de um serviço, mas nenhum indexa todas as páginas da Web. Dessa forma, se você usar apenas um serviço de busca não conseguirá recuperar muitas das páginas que podem ser interessantes para sua pesquisa. Então a idéia é utilizar mais de um serviço de busca para fazer sua pesquisa na Web.  
   
2) Como fazer uma boa pesquisa?  
   
 
 
   
Nem todas as pesquisas realizadas têm a mesma qualidade. A qualidade de uma pesquisa depende da quantidade de páginas coletadas pelo serviço de busca e da qualidade da consulta. A recuperação de páginas da Web, que contém a informação desejada, consiste em selecionar as palavras utilizadas na consulta (você já sabe que uma consulta é uma palavra ou seqüência de palavras) e localizar cada ocorrência destas palavras nas páginas Web recolhidas pelo serviço de busca.  
   
O serviço de busca tenta encontrar as páginas Web que contém o maior número de palavras utilizadas na formulação da consulta. Portanto, é essencial que você consiga escrever uma consulta que tenha o conteúdo mais próximo possível ao conteúdo do documento procurado.  
   
Resumindo....  
   
Para fazer uma pesquisa de qualidade faça o seguinte:  
   
  • Utilize mais de um serviço de busca.
  • Ao formular sua consulta, escolha palavras que estejam relacionadas mais diretamente com o conteúdo do documento procurado.
 
   
   
Texto adaptado do site http://palazzo.pro.br/busca/I.htm  

 

 
 

 
 
Portal Terceira Melhor Idade ®
© Todos os direitos reservados - 2006/2014
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Lena Bizelli