PDF Imprimir E-mail
Como adequar o computador para usuários da Terceira Idade

 

O computador hoje não é mais coisa apenas para os jovens. Percebemos o interesse cada vez maior de pessoas mais velhas pelo mundo da informática. Veja aqui de que maneira adequar o computador para que estas pessoas sintam menos dificuldade no seu uso.

 

1. Aumente o tamanho dos ícones, barras de título e ferramentas. Para isso vá até a barra de tarefas, que fica na parte inferior da tela, e clique em

 

Iniciar  Configurações  Painel de controle

  

 

e na janela que se abre, clique no ícone .

 

Na janela que se abre, vá até a aba Aparência e no campo Esquema de Cores, mude para Padrão Windows e no campo Tamanho da Fonte escolha a opção Grande ou Extra Grande. Em seguida, aperte o botão e depois no botão .

 

2. Reduza a velocidade do duplo clique. Para isso vá novamente até a barra de tarefas, que fica na parte inferior da tela, e clique em

 

Iniciar  Configurações  Painel de controle

  

e na janela que se abre, clique no ícone . Na caixa de diálogo que se abre, vá até a aba Botões e no campo Velocidade do duplo clique , mova a seta para o lado lento. Aperte o botão  e, em seguida, aperte o botão .

  

3. Diminua a velocidade das teclas do teclado. Isso impede por exemplo que por apertar mais tempo que o padrão se digite “ppppp” ao invés de “p”.

Para isso vá novamente até a barra de tarefas, que fica na parte inferior da tela, e clique em

 

Iniciar  Configurações  Painel de controle

 

e na janela que se abre, clique no ícone . Na caixa de diálogo que se abre, vá até a aba Velocidade e no campo Repetição de caractere em Intervalo de repeticão, coloque a seta mais para Longo e em Taxa de repetição coloque a seta mais para Lento.

 

 

Nesta mesma caixa de diálogo, aumente a velocidade do cursor piscar para facilitar sua localização na tela. Para isso, no campo Taxa de intermitência do cursor, coloque a seta mais para Rápida.

 

 

 

 

 

Clique no botão  e, em seguida, clique no botão .

 

 

 

 
Portal Terceira Melhor Idade ®
© Todos os direitos reservados - 2006/2014
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Lena Bizelli